JORGE MARU É RECEBIDO NO PALÁCIO

O presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, Jorge Maru, foi recebido nesta quinta-feira (30) pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, no Palácio dos Leões, sede do governo do estado do Maranhão.

O encontro teve como objetivo discutir possíveis parcerias entre o governo estadual e Paço do Lumiar em benefício da população luminense.

Durante a reunião, Jorge Maru apresentou algumas demandas do município, destacando a importância da parceria entre o governo estadual e a prefeitura para melhorar a qualidade de vida dos moradores de Paço do Lumiar.

Orleans Brandão, por sua vez, afirmou que o governo do estado está disposto a colaborar com o município e se comprometeu a estudar as possibilidades de atender as solicitações apresentadas.

O atual presidente do legislativo luminense afirmou que continuará trabalhando em prol do desenvolvimento de Paço do Lumiar, sempre buscando parcerias que possam somar com o executivo em prol do município.

SEMDES oferece capacitação para combate à violência doméstica

A prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), realiza nesta quarta-feira (29) e quinta-feira (30), uma capacitação voltada para técnicos ligados à pasta da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e de Conselhos Municipais para o preenchimento das informações no Sistema de Notificação de Agravos (SINAN) do Ministério da Saúde.

O sistema é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da Lista Nacional de Doenças de Notificação Compulsória.
“A utilização efetiva do SINAN permite o diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população, podendo fornecer subsídios para explicações causais dos agravos de notificação compulsória. Também indica riscos aos quais as pessoas estão sujeitas e contribui para a redução das subnotificações”, explicou Laísa Camões, a responsável pelo programa Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) em Paço do Lumiar.
“Antigamente era de competência apenas da saúde, mas passou a ser realizada por quem lida as questões sociais, dos direitos humanos e até da educação. Quando todos notificam, nós conseguimos criar um banco de dados maior e, por meio deste, planejar ações de saúde e enfrentar a violência, que é um caso de saúde pública”, disse.
A capacitação contou com a palestra da Ana Teresa Meireles, técnica do DANT da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES-MA). “Existe uma ficha que é de notificação, onde os profissionais preenchem casos de violência. Ela não é só da SES-MA, mas abre para outras unidades notificadoras. As notificações realizadas de forma sistemática, contribuem para o acesso à informação. É, portanto, um instrumento relevante para auxiliar o planejamento da saúde” explicou Ana.

Brandão anuncia o delegado Maurício Martins na Secretaria de Segurança

Finalmente o governador Carlos Brandão (PSB) anunciou o nome do novo secretário de Segurança Pública do Maranhão: Maurício Martins.

A divulgação foi feita como os demais nomes, através das redes sociai “Nosso @GovernoMA terá na Secretaria de Estado da Segurança, o delegado Maurício Martins. Manteremos no comando-geral da PMMA, Emerson Bezerra, e na Secretaria do Gabinete Militar, blogdopauloroberto  o coronel Aldrin Soares. Agradeço os bons serviços prestados e dedicação do coronel Silvio Leite!”.

Martins é delegado da Polícia Civil e estava atualmente como subsecretário da pasta. Sendo próximo a Raimundo Cutrim, a sua indicação acaba por contemplar, de alguma forma, a ala governista que defendia a indicação do ex-secretário e ex-deputado para o posto.

Bolsonaro volta de férias nos Estados Unidos

Após longas férias de quase três  meses nos Estados Unidos, o ex-presidente Jair Bolsonaro retornou ao Brasil, e teve retomar a liderança da oposição ao presidente Lula (PT).

Assim que desembarcou no aeroporto de Brasília, seguiu por uma passagem exclusiva que dá acesso à Polícia Federal, desse modo, evitou contato com a imprensa e com o público.

Bolsonaro participará de ato no PL, e também pediu para imprensa não ter acesso ao evento