Jorge Marú Indica Obras no Iguaíba

Jorge Marú(Republicanos) segue atuante representando as comunidades de Paço do Lumiar na Câmara Municipal de Vereadores. Depois de aprovada a indicação para obras de recuperação asfáltica da Rua Oitenta e Sete do Maiobão, outra importante indicação do Presidente da Câmara recebeu resposta favorável dos pares no parlamento. A indicação n° 80/2024 ao Poder Executivo, tem o objetivo de garantir, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo-SEMIU, obras de pavimentação e recuperação do revestimento asfáltico da Rua da Esquina, no Iguaíba.

O presidente falou sobre o diálogo com a comunidade e importância da obra: “A população do Iguaíba é muito atuante em nosso município e nós não esquecemos suas necessidades e demandas, pelo contrário, queremos garantir que todas as demandas sejam atendidas, para isso, temos como aliada a gestão Paula Azevedo que certamente irá apoiar nossa indicação” , concluiu.

Veja quem são os assessores nomeados por Flávio Dino no STF

Flávio Dino
O novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, que tomou posse na última quinta-feira, 22, formou seu gabinete com assessores que já haviam trabalhado com ele durante seu mandato como governador do Maranhão, de 2015 a 2022, e também quando ocupou o cargo de ministro da Justiça e da Segurança Pública no governo Lula.

Entre os escolhidos estão magistrados do Tribunal de Justiça do Maranhão e funcionários de carreira do STF1. A seguir, confira a lista dos assessores selecionados:

  • Anderson Sobral de Azevedo (juiz do Tribunal de Justiça do Maranhão), indicado como juiz auxiliar. Mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – FDUL. Graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e especialista em Ciências Criminais pela Universidade CEUMA (MA).
  • Amanda C. Thomé Travincas (juíza do Tribunal de Justiça do Maranhão), indicado como juíza auxiliar. É natural de São Luís, onde exerceu também a função de professora do ensino superior.
  • Américo Bedê Freire Júnior (juiz federal no Espírito Santo), indicado como juiz auxiliar. Atuou na Corte do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) entre 2020 e 2021, e foi aluno de Dino no curso de graduação em Direito.
  • Rafaela Vieira Vidigal (ex-chefe de gabinete do então governador do Maranhão), indicada como chefe de gabinete.
  • Priscila Barbosa Carnaúba (mulher do líder do governo Lula no Congresso, senador Randolfe Rodrigues), indicada como assessora.
  • Larissa Abdalla Britto (ex-secretária adjunta de habitação na Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão), indicada como assessora. Foi diretora-geral do Detran do Maranhão e Diretora de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública.
  • Rosemeri Teixeira Barros (ex-assessora de gabinete do governador do Maranhão), indicada como assessora. Foi também coordenadora de cerimonial do governo do Maranhão.
  • Fabiane Azevedo Guimarães (subsecretária da Representação do Estado do Maranhão no Distrito Federal), indicada como assessora. Ex-coordenadora do gabinete de Dino no Ministério da Justiça e Segurança Pública.
  • Lucas Souza Pereira (procurador de Estado do Maranhão), indicado como assessor.
  • Estêvão André Cardoso Waterloo (ex-secretário-geral do STF), indicado como assessor. Mestre em Direito e Políticas Públicas, foi secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral nas eleições de 2018.
  • Giuliano Koth Ribas (ex-secretário-geral da Presidência do STF), indicado como assessor.
  • Breno Pinheiro Franco de Araujo (ex-assessor no gabinete da ministra Rosa Weber), indicado como assessor;
  • Carlos Augusto de Araújo Lima Filho (ex-assessor de Análise de Recursos do STF), indicado como assessor. Está no STF desde 2010.
  • Gustavo da Fonseca Sandanielli Montú (ex-assessor-chefe da Central do Cidadão do STF), indicado como assessor;
  • Márcio André Moraes dos Santos (tenente–coronel da Polícia Militar do do Maranhão), indicado como assessor. Foi ajudante de ordens de Dino no governo do Estado. Faixa roxa em caratê, foi campeão maranhense.
  • @Minard

Eleições 2024: Pesquisa para prefeito em Imperatriz

Pesquisa Econométrica contratada pelo jornal O Imparcial para medir o cenário eleitoral em Imperatriz, aponta a liderança, de forma isolada, do deputado federal Josivaldo JP, no segundo maior colégio eleitoral do Maranhão.

Se as eleições fossem hoje, no cenário estimulado (onde são apresentados ao eleitor os nomes dos pré-candidatos), JP (PSD) surgiria em primeiro lugar com 29,8% das intenções de votos; em segundo, ficaria o deputado estadual Rildo Amaral (PP), com 25,5%; em terceiro viria Marco Aurélio (PSB), com 14,8%, seguido de perto por Mariana Carvalho (Republicanos) que surge em quarto lugar no pelotão de cima, com 13,8%.

Mais abaixo surgem José Antonio (PDT), com 3,5% das citações; Franciscano (2,3%/PL), Nilson Takashi, do Partido Novo (1,8%); e Aurélio do PT (0,7%). Votos nulos somariam 3,3% e 4,5% dos entrevistados não souberam responder.

A pesquisa Econométrica/O Imparcial foi realizada entre os dias 7 e 9 de fevereiro de 2024 no município de imperatriz e registrada na Justiça Eleitoral com o número de identificação MA-02412/2024. Foram entrevistados 601 eleitores, com margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%.

Na pesquisa espontânea, onde não são apresentados nomes aos entrevistados, Josivaldo JP também lidera com 15%, seguido por Rildo (14,6%); Mariana (7%); Marco Aurélio (6,2%), José Antonio (1,7%); Franciscano (1,5%), Ildon Marques (1.2%), Madeira (1%), Nilson Takashi (0,8%), entre outros com menor percentual e que não são pré-candidatos.

Rejeição

O levantamento da Econométrica também mediu a rejeição aos pré-candidatos, todas consideradas baixas, conforme especialistas em pesquisas eleitorais, o que torna as pré-candidaturas viáveis. Diante da pergunta “Em quem destes candidatos o(a) Senhor(a) não votaria?”, Mariana foi rejeitada por 23% dos eleitores; Marco Aurélio (15,1%), Josivaldo JP (13%), José Antonio (12,8%), Rildo Amaral (8%), Aurélio do PT (7,5%), Nilso Takashi (7%), Franciscano (5%) e Não Sabe/Não Responde (8,7%).

Motoboy morre após ser atingido por carro em Pinheiro

Um acidente registrado po uma câmera de videomonitoramento mostra o momento em que um entregador que estava de moto foi atingido, violentamente, por um carro, no município de Pinheiro. O motoboy Wesley Alves Lafontaine, de 25 anos, morreu logo após ser atingido pelo carro no último fim de semana e revoltou a população.
É possível ver nas imagens que, o motorista do carro tenta entrar para uma rua transversal, quando o motoboy vem pela avenida e acaba sendo atingido em cheio pelo carro. Ele é arremessado e cai na pista molhada.
Segundo testemunhas, o motorista do carro desceu e caminhou em direção a vítima. A família do suspeito do acidente confirmou que não houve omissão de socorro por parte dele.
Wesley Alves, que também era feirante, chegou a ser levado para o hospital, foi encaminhado pra uma UTI, mas não resistiu e morreu na unidade.
Após a morte de Wesley, houve um protesto em frente à delegacia de Pinheiro, em que os manifestantes saíram pelas ruas, cobrando por justiça e pela prisão do motorista envolvido no acidente.
A polícia informou que tentou localizar ainda no domingo o motorista suspeito de provocar este acidente, identificado como Joaquim Luís Bittencourt Júnior, mas não conseguiu conduzi-lo em flagrante. Nessa segunda-feira, acompanhado de um advogado, ele se apresentou na delegacia de Pinheiro, onde foi ouvido e liberado.
A polícia está ouvindo testemunhas e analisando as imagens pra concluir o inquérito em até 30 dias.
@NetoWeba

Jorge Marú Indica Recuperação Asfáltica da Rua Oitenta e Sete do Maiobão

A espera dos moradores da Rua Oitenta e Sete do Maiobão está finalmente chegando ao fim. O Parlamento Luminense acaba de aprovar a Indicação nº 79/2024, de autoria do presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Paço do Lumiar, Jorge Marú(Republicanos) para que o Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo-SEMIU, realize a recuperação da pavimentação asfáltica da via.

Vale destacar que duas indicações de Jorge Marú para a região foram atendidas recentemente pela gestão Paula Azevedo. Em novembro de 2023, as Avenidas 05 e 10 do Maiobão receberam ação de asfaltamento, resultado de indicação do vereador: “ O período chuvoso sempre traz transtornos em infraestrutura e o Maiobão é um bairro muito populoso. Na Rua Oitenta e Sete, por exemplo, há uma necessidade de atenção pelo poder público, por isso, depois de ouvir a população estamos trazendo essa demanda que certamente será atendida”, falou.