Governo Federal sinaliza construção de novas moradias populares para os luminenses

A secretaria de Desenvolvimento Social de Paço do Lumiar (SEMDES), conduzida pela secretária, Suelly Abreu, informou que foram sinalizadas, pelo Governo Federal, construção de novas habitações de moradia popular no município. As construções, fazem parte das ações do Programa de Habitação de Moradia Popular, “Minha Casa Minha Vida”, que são acompanhadas no município, pelo setor de habitação da SEMDES.

Segundo o coordenador de habitação da secretaria, Joás Ribeiro, ao todo serão 200 unidades de imóveis, que farão parte de dois conjuntos residenciais (Residencial Mercês I e II), a serem construídas e entregues na região do bairro Mercês, com de início de obras previsto para o final do segundo semestre deste ano. As moradias fazem parte do sistema de financiamento faixa I, de imóveis subsidiados com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), destinado para Famílias com renda mensal bruta de até R$ 2.640,00.

A secretaria Suely Abreu, durante entrevista a uma emissora de televisão, deixou escapar informação adicional de que há trativas de que esse número possa vir aumentar, beneficiando ainda mais, pessoas com a concretização do sonho da casa própria.

Crítica a Jorge Marú prova ignorância de adversários ao municipalismo do Governo Estadual

Municipalismo é um conceito pautado na autonomia dos municípios em sua relação com o Estado. Na cultura Governamental de Flávio Dino, herdada por Carlos Brandão(PSB), este fecha parcerias com prefeituras para pavimentação de ruas e outros serviços executados por empresas contratadas.

Dessa forma, ao longo da gestão Paula Azevedo(PCdoB), Paço do Lumiar ganhou a Estrada Pindoba- Iguaíba, a Estrada Do Mojó (ainda esperando ser concluída pelo Executivo Estadual), ruas no Lima Verde e dezenas de comunidades. No exercício da função parlamentar, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Paço do Lumiar, Jorge Marú(Solidariedade), tem vistoriado intervenções do Estado na cidade que estão paralisadas, ou prejudicadas por erros de projetos da empresa contratada, que é ligada a um pré- candidato no município.

Depois que Marú denunciou a situação das ruas A e E do Sítio Natureza, adversários dispararam críticas afirmando que obras locais são atribuídas apenas aos municípios, um argumento que desconsidera convênios e parcerias.

Como então, o empresário da oposição anuncia tantas ruas pavimentadas pelo Governador em Paço do Lumiar? Se esta é então uma atribuição dos municípios, estaria o adversário reconhecendo o trabalho de Paula Azevedo após tantos quilômetros de ruas asfaltadas? De onde veio o dinheiro que pagou a empresa que pavimentou a rua do Mojó, recentemente destruída pelas chuvas no Iguaíba?

Como bom representante do povo, Marú segue cobrando do poder público e tocando na ferida dos poderosos, talvez, por isso, tanto ressentimento da oposição.

Oposição em desespero! Eudes Barros entrega oitava escola com padrão de ensino particular na Raposa

Na manhã desta segunda-feira (29), a comunidade de Raposa testemunhou um marco histórico quando o prefeito Eudes Barros (PL) entregou a oitava escola da rede pública municipal, totalmente reformada, climatizada e ampliada. Desta vez, o bairro contemplado foi o Alto do Farol, que agora abriga uma nova estrutura na Escola José Lisboa, que atende a Educação Infantil, Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos – EJA

Durante a solenidade de reinauguração da escola, a emoção tomou conta de professores, alunos e pais de alunos ao constatarem que a U.E José Lisboa foi praticamente reconstruída, oferecendo um ambiente propício para o processo de ensino e aprendizagem.

Diante da multidão emocionada, que em coro gritava o seu nome, o prefeito Eudes Barros falou do sentimento de dever cumprido ao ver a felicidade nos olhares atentos dos presentes. Ele também expressou gratidão pelo empenho da secretária municipal de Educação, Verismar Gomes, e de todos os envolvidos no progresso da educação em Raposa.

Além do prefeito e da secretária de Educação, várias autoridades municipais, incluindo vereadores e secretários, estiveram presentes. Os deputados federais Josimar Maranhãozinho, Detinha e Gyldenemir, todos do PL, também prestigiaram a entrega da escola e elogiaram o trabalho de Eudes Barros em Raposa.

Para Josimar, Eudes está entre os melhores prefeitos do Brasil, destacando sua preocupação com a qualidade da gestão e o bem-estar da comunidade. “O prefeito Eudes tem dado uma verdadeira aula de gestão pública e está entre os melhores prefeitos do Maranhão e do Brasil”, ressaltou Maranhãozinho.

A deputada Detinha expressou sua satisfação em ver suas emendas destinadas para Raposa sendo bem aplicadas pelo prefeito Eudes Barros. “É por causa do trabalho apresentado por Eudes que em todo o Maranhão, por onde passamos, quando falamos em Raposa todos dizem a mesma coisa, que tem a certeza da reeleição garantida do prefeito Eudes”, destacou Detinha.

Já o deputado Gyldenemir enfatizou a importância de prefeitos como Eudes Barros, que fazem a diferença como gestores, contribuindo para o crescimento da cidade com ações planejadas que beneficiam positivamente a comunidade.

Estrutura Ampliada e Melhorias Notáveis

Anteriormente, a U.E José Lisboa contava com apenas seis salas de aula e enfrentava condições estruturais precárias, incluindo paredes rebocadas com barro, ventiladores deteriorados, salas calorentas e com péssima iluminação, lousas destruídas, banheiros sucateados, apesar de uma suposta reforma realizada pela gestão anterior.

Com a reconstrução realizada pela gestão Eudes Barros, a escola agora possui 10 salas de aula, uma biblioteca, 12 banheiros, salas equipadas com aparelhos de TV e ar-condicionado, além de um amplo refeitório para uso em atividades de ensino em tempo integral. A escola também ganhou placas para captação de energia solar e um parquinho para atender os alunos da educação infantil

Garçom é preso após matar vereador e ferir duas pessoas em restaurante no Ceará

Um ataque de um garçom contra clientes e o proprietário de um estabelecimento comercial ocorreu neste domingo, 28, em Camocim, a 357 quilômetros de Fortaleza, no Ceará. O atentado resultou na morte do vereador César Veras, de 51 anos. As outras vítimas foram socorridas e o suspeito foi preso em flagrante.

Imagens das câmeras de segurança do local mostram que o garçom se aproximou da mesa de Veras por volta das 13h30min, horário em que as pessoas faziam refeições. Durante a ação, o homem se aproximou pelas costas de Veras, que estava sentado, e cortou a garganta do vereador.

A situação causou um tumulto e os clientes começaram a correr. É possível ver que o garçom esfaqueia outras pessoas e persegue as vítimas.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), o homem tentou fugir, mas foi preso na saída de Camocim, no bairro Tijuca. O suspeito foi encaminhado para a Delegacia Regional de Sobral.

A SSPDS aponta que as investigações seguem para descobrir a motivação do crime.

O governador Elmano de Freitas e outros políticos publicaram notas de pesar lamentando o crime e a morte do vereador. A Câmara Municipal de Vereadores de Camocim também lançou manifestação sobre o ocorrido.

Homem mata o próprio pai a tiros e acaba preso em flagrante em Amapá do Maranhão


Um crime deixou em clima de perplexidade a população do Amapá do Maranhão, na região Oeste do Estado. Na noite deste domingo,28, um filho matou a tiros o próprio pai. Os motivos do crime ainda não foram elucidados.

Ocrime aconteceu próximo ao Comercial Valéria, em Amapá do Maranhão. Um homem identificado como Mauricio foi alvejado com um disparo de arma de fogo de calibre 20. Revoltados populares tentaram linchar o acusado identificado como Dj Mauricio Junior, filho da vitíma, que foi socorrido pela Policia Militar e levado para atendimento no Hospital de Junco do Maranhão.A

lguns minutos depois a PM foi informada ainda a caminho do Hospital, que o pai do acusado não teria resistido aos ferimentos, e veio a falecer . De imediato a Policia Militar efetuou a prisão em flagrante.O

acusado foi levado para o Hospital de Junco do Maranhão para se submeter aos exames de praxe. Em Amapá do Maranhão e em toda região, muitos sequer acreditam no fato.

@ Neto weba