Terror em Amarante-MA: criminosos armados assaltam dois bancos e fazem reféns

Na noite desta quarta-feira (29), um grupo de criminosos armados realizou um grande roubo às agências do Bradesco e Banco do Brasil em Amarante do Maranhão.

Os assaltantes, conhecidos como “novo cangaço”, chegaram ao município e fizeram diversos moradores reféns. Imagens obtidas mostram os criminosos invadindo as agências e usando explosivos para acessar os cofres, conseguindo roubar uma grande quantia de dinheiro.

Após o crime, os criminosos deixaram a cidade em uma caminhonete cheia de reféns. Veículos foram incendiados, causando pânico entre os moradores da pequena cidade.

A Polícia Militar, após o sinistro, deslocou-se para o município. Até o momento, não há informações sobre feridos.

@Neto Weba

“Acredito na Justiça. Tenho convicção que tudo será esclarecido da melhor forma possível”, diz Paula Azevedo

A prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (PCdoB), pronunciou-se nesta quinta-feira (30), sobre o seu afastamento temporário do cargo, decretado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão. Nas redes sociais, em uma mensagem direcionada aos moradores da cidade, Paula Azevedo expressou sua serenidade diante da situação e reafirmou seu compromisso com a justiça e a transparência.

“Como mulher, sempre travei minhas batalhas de cabeça erguida. Obedeci às leis em tudo que fiz na minha vida. Encaro essa situação com serenidade e humildade, acredito na justiça e confio que tudo será esclarecido da melhor forma possível. Vamos passar por esse momento apresentando nossa defesa, colaborando e estando sempre à disposição das autoridades competentes”, disse.

Eleita pela vontade popular, Azevedo reforçou sua determinação em continuar fiel às suas obrigações e aos munícipes. “Cheguei aqui pela vontade dos Luminenses, e logo espero continuar as minhas obrigações com todos aqueles que me conduziram ao Executivo. Minha dedicação e compromisso com Paço do Lumiar permanecem inabaláveis. Estou determinada a seguir trabalhando para que nossa cidade continue avançando e prosperando. Este é o momento de união e força. Juntos, superaremos qualquer obstáculo e continuaremos a construir um Paço do Lumiar melhor para todos.

Nasa inclui São Luís entre cidades que podem ser engolidas pelo oceano

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, divulgou que o nível do mar global tem apresentado um aumento preocupante nas últimas décadas. Segundo os dados, houve um aumento de 9,4 cm no nível dos oceanos entre 1993 e 2023, com uma média anual de 0,3 cm. Notavelmente, na última década, essa média subiu para 0,42 cm por ano.

Um estudo conduzido pelo Climate Central, uma organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos, baseado em dados fornecidos pela NASA e outras pesquisas climáticas, revelou que se as emissões de gases de efeito estufa continuarem no ritmo atual, levando a um aquecimento global de 3°C, aproximadamente 50 grandes cidades ao redor do mundo terão suas áreas inundadas devido ao aumento do nível do mar.

Entre elas, São Luís, capital do Maranhão.

De acordo com os pesquisadores, a poluição atmosférica e o derretimento das geleiras são as principais causas do aumento do nível dos oceanos.

Nadya Vinogradova Shiffer, da Nasa, destaca que as taxas de aceleração indicam um possível acréscimo de 20 centímetros ao nível médio global do mar até 2050, aumentando o risco de inundações frequentes.

Na análise de risco, destacam-se as seguintes cidades brasileiras:

Rio de Janeiro: áreas como Ilha do Governador, Duque de Caxias, Campos Elísios, Campos dos Goytacazes e Cabo Frio estão em risco.

#Gilberto Léda

Governo do Estado tem obrigação de concluir obras no Sítio Natureza

Onde estavam os moradores do Residencial Sítio Natureza há dois anos? Faz-se necessário a pergunta porque foi em 2022, no período de campanha eleitoral, que o governador Carlos Brandão (PSB), buscando se reeleger, determinou o início das obras de recapeamento asfáltico das vias do bairro.

As máquinas do governo estadual fizeram a base, sub-base e imprimação. Depois que Brandão ganhou a eleição no primeiro turno, o maquinário sumiu. A obra foi paralisada.

Curioso que, de lá pra cá, não se viu protesto, dessa “Natureza”, por melhorias. Dois anos se passaram e não apareceu pré-candidato para intermediar resolução junto ao Palácio dos Leões.

Apesar do Governo do Estado assumir a responsabilidade da obra, a prefeita Paula Azevedo (PCdoB) buscou solucionar o problema. Ano passado, a gestora foi à Sinfra pedir a conclusão dos serviços.

Talvez devido a influências políticas e partidárias, a chefe do Poder Executivo não teve o pleito atendido, o que é lamentável do ponto de vista de um governo que se diz municipalista.

Agora, próximo às eleições municipais, um grupo de pessoas resolvem interditar o local na manhã desta segunda-feira(27), com o único propósito de colocar toda falta de compromisso do Governo do Estado na conta da Administração Municipal. 

Em respeito aos Luminenses e para honrar os mais de 30 mil votos obtidos no Município, o governo do estado  tem obrigação de concluir o asfaltamento das ruas do Sítio Natureza.