Deputada defende criação de novos municípios; Maiobão está entre os distritos aptos à emancipação

Criação do Município do Maiobão.

A deputada estadual Mical defendeu, nesta terça-feira (6), a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 93/2007, que atualmente aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. A PEC visa conceder aos estados autonomia para criar, incorporar, fundir e desmembrar municípios.

Durante sua fala, a parlamentar afirmou que 41 distritos maranhenses já estariam aptos a se tornarem municípios, segundo critérios estabelecidos. Embora não tenha citado todos os nomes, sabe-se que o distrito do Maiobão, localizado em Paço do Lumiar, está entre os que preenchem os requisitos para uma possível emancipação.

Maiobão se destaca por sua estrutura urbana consolidada, com comércio forte e intensa atividade econômica e social. A região possui características que a colocam em posição favorável para assumir autonomia administrativa. A população local e de bairros adjacentes já manifesta, há anos, o desejo de ver a região se tornar politicamente independente, o que abriria caminho para mais investimentos, gestão local e políticas públicas direcionadas.

Atualmente, o Maranhão conta com 217 municípios. O último a ser criado foi Feira Nova do Maranhão, por meio da Lei nº 6.606, de 17 de novembro de 1996, sendo oficialmente instalado em 1º de janeiro de 1997.

Com a possível aprovação da PEC 93/2007, distritos como o Maiobão poderão, enfim, ver o antigo sonho da emancipação política se tornar realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *