
Um encontro político realizado nesta terça-feira (19), na casa do presidente do União Brasil, Antonio Rueda, em Brasília, reuniu governadores e dirigentes dos principais partidos da centro-direita e direita. O objetivo do encontro foi iniciar a articulação de uma frente ampla contra o governo Lula, já com foco nas eleições presidenciais de 2026.
Participaram representantes de seis das maiores legendas do Congresso Nacional — União Brasil, Progressistas, PL, PSD, Republicanos e MDB — além de dez governadores. O encontro também abordou os impactos econômicos do tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros.
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) afirmou que os partidos buscam construir um “projeto único de país”, mesmo preservando candidaturas próprias no primeiro turno. Segundo ele, o compromisso é de união “no mínimo, no segundo turno”. Entre os nomes em debate, figuram os governadores Ronaldo Caiado (GO), Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema (MG), Ratinho Júnior (PR) e Eduardo Leite (RS). Nogueira também defendeu que o PP deixe a base governista “o mais rapidamente possível”.
O governador Ronaldo Caiado destacou a reunião como um marco inédito para a oposição. “Em 40 anos de vida pública, nunca vi uma reunião com essa importância. A centro-direita está ciente da sua responsabilidade e vamos para 2026 para ganhar as eleições do PT e do Lula”, afirmou.
A expectativa é que novos encontros aconteçam nos próximos meses, consolidando a estratégia de lançar candidaturas próprias no primeiro turno, mas com compromisso de união contra o PT em um eventual segundo turno.