
Brasília – Uma declaração do deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) gerou forte repercussão nesta sexta-feira (19). Durante participação no podcast Redcast, o parlamentar defendeu a divisão do país em duas nações, batizadas de “Brasil do Norte” e “Brasil do Sul”.
Segundo a proposta apresentada, os estados do Norte e Nordeste formariam o chamado Brasil do Norte, enquanto o Centro-Oeste, Sudeste e Sul comporiam o Brasil do Sul.
> “Vamos dividir o Brasil? A gente recorta Norte e Nordeste, passa a ser Brasil do Norte. E todos os estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul passam a ser Brasil do Sul”, afirmou Bilynskyj.
O deputado, delegado licenciado da Polícia Civil de São Paulo e integrante da bancada da bala, disse ainda que a divisão poderia favorecer a democracia.
> “Quanto menor o país, mais democrático ele é”, argumentou.
A fala foi imediatamente classificada por analistas e usuários nas redes sociais como uma proposta separatista, o que reacende discussões históricas sobre a unidade federativa do país.
A Constituição Federal de 1988 define o Brasil como uma república federativa indivisível, não permitindo a fragmentação do território nacional. Por isso, a fala do parlamentar pode gerar repercussão política e até questionamentos jurídicos.
Até o momento, nem a direção nacional do PL nem a Câmara dos Deputados emitiram posicionamento oficial sobre o caso.