O ministro Alexandre de Moraes, do STF, votou nesta sexta-feira (30) pela constitucionalidade da reeleição da deputada Iracema Vale (PSB) à presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão para o biênio em curso. Ele acompanhou o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia, considerando que a Resolução 1300/2024, que trata do critério de desempate, já estava vigente antes da eleição interna de 13 de novembro de 2024. Até agora, cinco ministros já votaram favoravelmente à reeleição de Iracema, questionada em uma ADI movida pelo Solidariedade. Faltando apenas um voto para a formação de maioria, o julgamento deve ser concluído até 6 de junho.
Opositores de Hilton Gonçalo estão desesperados com seu crescimento nas pesquisas para o Senado Federal e têm intensificado os ataques contra sua pré-candidatura nas redes sociais. Enquanto isso, Hilton Gonçalo segue avançando e ampliando apoios em todo o estado do Maranhão. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e representantes de diversos setores da sociedade estão se unindo ao seu projeto para o Senado Federal.
De acordo com informações de bastidores, Hilton Gonçalo já conta com apoio político consolidado em mais de 100 cidades maranhenses, o que o coloca como um dos principais nomes na disputa pela vaga no Senado.
Vereadores Chiquinho do Sae e Valber, de Codó.
Na última pesquisa do Instituto Conceito, Hilton Gonçalo atingiu 25% das intenções de voto, consolidando seu nome como uma das opções mais competitivas e viáveis para representar o Maranhão em Brasília.
As articulações de Hilton têm sido destacadas por sua capacidade de diálogo e de agregar diferentes setores e segmentos sociais. Ele tem participado de eventos, reuniões e encontros em várias regiões do estado, sempre reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento do Maranhão e com o fortalecimento das lideranças municipais.
Com esse crescimento, Hilton Gonçalo desponta como uma das grandes surpresas na corrida pelo Senado, mostrando força e disposição para encarar o desafio e, ao mesmo tempo, desafiando aqueles que insistem em subestimar sua candidatura.
Nesta quinta-feira (29), o suplente de vereador Raimundo Sousa Ontem, recebi a visita dos vereadores Chiquinho do Sae e Valber, de Codó, que devem integrar nosso projeto político. foi assassinado em Santa Inês. O crime foi cometido por dois homens que se aproximaram da vítima em uma bicicleta e efetuaram vários disparos. Raimundo morreu ainda no local.
Segundo informações preliminares, os suspeitos fugiram imediatamente após os tiros e, até o momento, não foram
Bandidos fortemente armados assaltaram, na noite desta última quinta-feira, 29, a agência do Banco Bradesco no município de Carolina, na região Sul do Estado.
O crime aconteceu por volta das 22h e trouxe terro aos moradores.
Populares foram feitos de reféns e colocados na carroceria de uma caminhonete no momento da chegada dos criminosos na cidade.
Foram registrados vários disparos.
Ainda não se tem informações sobre a quantia levada do banco e se prisões já foram efetuadas.
A precariedade na saúde pública de Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís, tem feito muitos moradores recorrerem a clínicas particulares para conseguir realizar exames. Com a falta desses serviços nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), as famílias acabam precisando pagar do próprio bolso, mesmo que isso signifique abrir mão de outras despesas ou se endividar.
“Foi um gasto que a gente não tinha como bancar”, conta Luciana Santos, moradora do bairro Maiobão. José Carlos, outro morador, também precisou parcelar o valor no cartão para não esperar ainda mais. “Saúde não pode esperar”, afirma.
Enquanto os exames continuam em falta, moradores de Paço do Lumiar seguem enfrentando gastos inesperados e um aperto ainda maior no orçamento familiar.
Quando prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo promoveu uma verdadeira revolução na infraestrutura do município, transformando a cidade com um extenso programa de asfalto, drenagem e calçamento de ruas, além de importantes obras em estradas, pontes e praças. Sua gestão foi marcada pelo desenvolvimento e pela melhoria da qualidade de vida da população.
“Recebi a cidade praticamente no barro. Apenas seis ruas tinham asfalto. Hoje, quase toda Santa Rita está pavimentada, inclusive os povoados. Isso mudou a vida das pessoas”, afirma o ex-prefeito.
Ruas: asfalto, drenagem e calçamento integrados
Hilton Gonçalo executou o maior programa de pavimentação da história de Santa Rita e da Região do Munim, com cerca de mais de 147 km de vias pavimentadas. As obras foram realizadas de forma completa, integrando asfalto, drenagem e calçamento, garantindo qualidade, durabilidade e funcionalidade, a maior parte com recursos próprios.
Esse conjunto de intervenções proporcionou mais segurança, mobilidade e dignidade aos moradores da sede e de diversos povoados do município.
Estradas: integração e fortalecimento da economia rural
A gestão priorizou a recuperação e abertura de estradas vicinais, essenciais para o escoamento da produção agrícola, pecuária e pesqueira. Santa Rita destacou-se na expansão da piscicultura e na produção de mandioca para a cervejaria Magnífica, da Ambev, impulsionando a economia local.
Entre as principais obras estão as estradas que ligam São Bernardo, Igarapé do Peixe, Nova Vida, Mata, Oiteiro dos Pires, Fernandinho, Sítio do Meio, Campina, Veneza e Santiago. Essas melhorias foram viabilizadas por investimentos em maquinário próprio e parcerias institucionais.
Pontes: superando o isolamento e promovendo integração
A construção da Ponte de Areais foi uma das obras mais emblemáticas da gestão. A estrutura ligou povoados separados pelo rio Itapecuru, promovendo integração social e econômica e facilitando o acesso a serviços essenciais.
Praças: espaços de lazer e convivência revitalizados
Outro importante destaque foi a construção e revitalização de praças públicas, promovendo mais lazer, bem-estar e convivência comunitária. Santa Rita ganhou novos espaços de socialização, com iluminação moderna, paisagismo, áreas para recreação infantil e eventos culturais.
Esses espaços fortaleceram o sentimento de pertencimento e valorizaram a cidade como um ambiente acolhedor e estruturado.
Além dessas ações na infraestrutura, o Dr. Hilton realizou várias outras, que estaremos mostrando nos próximos dias.
Mesmo sem ocupar o cargo de prefeito, Hilton Gonçalo continua contribuindo significativamente para os avanços da cidade de Santa Rita.
Novo desafio: pré-candidatura ao Senado Federal
Agora, Dr. Hilton Gonçalo enfrentará um novo desafio: recentemente lançou sua pré-candidatura ao Senado Federal, com o objetivo de ampliar sua atuação e contribuir para o desenvolvimento do Maranhão em uma nova esfera política.
Legado de transformação
O legado de Hilton Gonçalo à frente da Prefeitura de Santa Rita é de transformação e progresso. A combinação de asfalto, drenagem e calçamento de ruas, a recuperação de estradas, a construção de pontes e a contrução e revitalização de praças consolidaram Santa Rita como referência em infraestrutura e desenvolvimento na região.
Prefeito Milton Gonçalo, e o secretário de desenvolvimento social Fredison Carvalho.
O município de Santa Rita, no Maranhão, deu um passo significativo no combate à insegurança alimentar ao aderir ao programa Maranhão Sem Fome. A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado, visa erradicar a fome e promover a segurança alimentar em todo o território maranhense.
A assinatura do termo de adesão foi realizada pelo prefeito Dr. Milton Gonçalo, que destacou a importância da parceria para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às famílias em situação de vulnerabilidade social. Com a adesão, Santa Rita passa a integrar a lista de municípios que adotaram um sistema de segurança alimentar que busca erradicar a fome no estado.
O programa Maranhão Sem Fome prevê ações como a distribuição de cestas básicas, apoio à agricultura familiar, incentivo à produção local de alimentos e fortalecimento de redes de solidariedade. A expectativa é que, com a implementação dessas medidas, seja possível reduzir significativamente os índices de insegurança alimentar na região.
A gestão municipal, sob a liderança do prefeito Dr. Milton Gonçalo, reafirma seu compromisso com o bem-estar da população e a construção de uma Santa Rita mais justa e igualitária. A adesão ao programa Maranhão Sem Fome representa mais um passo nessa direção, unindo esforços para garantir o direito à alimentação adequada a todos os cidadãos.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), reforça sua pré-candidatura presidencial para 2026 como um representante do centro político. Com uma postura moderada, Caiado busca unir diferentes setores da sociedade brasileira, promovendo diálogo aberto com todas as classes sociais.
Na última sexta-feira (23), o governador esteve em Aracaju (SE), participando do Seminário da Frente Parlamentar da Segurança Pública, reuniões com empresários e eventos locais, além de encontros políticos que reforçam sua agenda.
O que significa ser um candidato de centro?
Ser um candidato de centro é assumir uma posição equilibrada, que evita os extremos ideológicos e valoriza o diálogo com todos os setores da sociedade — trabalhadores, empresários, jovens, comunidades tradicionais e mais.
O centro político se caracteriza por:
Moderação e equilíbrio nas decisões
Busca por soluções práticas e consensuais
Respeito à diversidade social e cultural
Compromisso com o desenvolvimento econômico e justiça social
Estímulo ao diálogo entre diferentes grupos e opiniões
Foco no Norte e Nordeste
Além de Aracaju, Caiado já percorreu cidades do Nordeste e planeja visitar estados do Norte, fortalecendo sua presença nacional e sua base eleitoral.
Alternativa pragmática para 2026
Caiado se apresenta como uma alternativa para quem busca uma política de consenso, que prioriza resultados concretos e união nacional.
> “O Brasil precisa de diálogo e equilíbrio para superar desafios. Quero ser a voz do centro que une o país”, destacou.
Dr. Hilton Gonçalo Pré Candidato ao senado federal
O ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (Mobiliza), segue em ascensão na corrida eleitoral para o Senado Federal. Em nova pesquisa de intenção de votos, o pré-candidato atingiu quase 30% das intenções, consolidando-se como um dos nomes mais competitivos para as eleições de 2026.
Pesquisa conceito realizada de 18 a 20 de Maio de 2025
O crescimento nas sondagens eleitorais reforça a força política de Hilton Gonçalo, que já comandou o município de Santa Rita por quatro mandatos e é reconhecido por sua atuação em prol do desenvolvimento regional.
Apesar dos números positivos, Gonçalo mantém uma postura cautelosa e acredita que ainda há muito espaço para avançar. “Muitos eleitores definem o voto apenas nos últimos dias. O cenário ainda está aberto e vamos seguir trabalhando com responsabilidade e compromisso com o Maranhão”, declarou.
Chico Carvalho, que tem forte atuação na capital maranhense. “Conheço a trajetória do Dr. Hilton, sei do seu compromisso com as comunidades e da sua capacidade de articulação política.
A nova performance nas pesquisas anima aliados e amplia o leque de articulações políticas do pré-candidato. Com presença consolidada na região metropolitana de São Luís e no interior do estado, Hilton planeja intensificar agendas e ampliar sua base de apoio nos próximos meses.
A disputa por uma vaga no Senado Federal promete ser uma das mais disputadas do pleito de 2026, e Hilton Gonçalo desponta como uma liderança em evidência, capaz de mobilizar diferentes setores da sociedade maranhense.
A composição da nova direção estadual da sigla é válida até maio do ano que vem, conforme o acordo firmado em março deste ano entre a direção nacional do partido, Braide e JP.
A escolha de Braide para liderar o PSD no estado foi chancelada pelo presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, e confirma o prefeito da capital como peça central na estratégia da legenda para as eleições de 2026.
A mudança da direção do PSD no Maranhão também tem a ver com a permanência insustentável do ex-deputado Edilázio Júnior, que foi um dos alvos da “Operação 18 Minutos” da Polícia Federal em agosto de 2024, que investigou a suspeita de venda de sentenças judiciais no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), e indiciou 23 pessoas, entre desembargadores, juízes, advogados e servidores da Corte estadual, pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa
Pesquisa do Instituto Data M, realizada entre 5 e 10 de maio com 1.800 eleitores em 40 municípios do Maranhão, aponta o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), na liderança da corrida ao governo estadual em 2026 com 34,3% das intenções de voto.
Pesquisa data M
Ele é seguido por Lahesio Bonfim (Novo) com 15,3%, Roberto Rocha (União) com 9,4%, Felipe Camarão (PT) com 8,8% e Orleans Brandão (MDB) com 6,7%. Braide também registra a menor rejeição entre os candidatos, com apenas 5,8%. A pesquisa tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais e 95% de confiança.
Dr. Filipe Gonçalo, que Marcou presença no evento.
Em comemoração ao Mês das Mães, a Fundação Gonçalo promoveu, neste sábado (17 de maio), uma grande ação social no bairro Mojó, em Paço do Lumiar, nas proximidades da UEB Nicolau Dino. O evento teve como objetivo homenagear as mães da região, oferecendo diversos serviços gratuitos e momentos de acolhimento.
Celso Gonçalo, Presidente do Sebrae.
Atendimento com Dr. Filipe Gonçalo.
Das 8h às 12h, a comunidade contou com atendimentos como consultas médicas, testes rápidos, corte de cabelo, bazar solidário, orientação jurídica, palestras e distribuição de cestas básicas. A ação atraiu um grande público e reforçou o compromisso da Fundação com o bem-estar das famílias luminenses.
O evento contou com a presença do médico Dr. Filipe Gonçalo, que realizou diversos atendimentos, do presidente do Sebrae-MA, Celso Gonçalo, e da presidente da Fundação Gonçalo, Paloma Gonçalo. Também marcaram presença várias lideranças comunitárias de todo o município de Paço do Lumiar.
A ação contou com o apoio do TJ Maranhão, Alvorada Motos, FIEMA, do deputado estadual Ariston, e do Dr. Hilton Gonçalo, um grande parceiro e apoiador das ações promovidas pela Fundação.
A Fundação Gonçalo segue firme em seu propósito de transformar vidas por meio de ações solidárias e cidadãs.
Dr. Hilton Gonçalo e a presidente do Partido da Mulher Brasileira (PMB), Efigênia
O cenário político no Maranhão começa a se definir, e um nome vem ganhando destaque nas análises e nos bastidores das articulações para as eleições de 2026: Dr. Hilton Gonçalo. Ex-prefeito de Santa Rita, reconhecido por sua gestão inovadora, Hilton Gonçalo desponta como um dos favoritos para conquistar uma vaga ao Senado Federal.
Dr. Hilton Gonçalo e os vereadores de Anajatuba Rodrigo, presidente da Câmara, João Vitor e Lucas Bala, juntamente com o nosso secretário Cacá, de Carema (Santa Rita)
Dr. Hilton Gonçalo e os vereadores de Cachoeira Grande Adriano, Matheus, Otoniel.
Dr. Hilton Gonçalo e o Vereador de Coroatá, Pablo.
Hilton Gonçalo e o Conselheiro Tutelar, Darlan, presidente da classe.
Dr. Hilton Gonçalo e o ex candidato a prefeito de são Bernardo Farofa.
Com uma trajetória marcada por obras estruturantes, políticas públicas inclusivas e forte atuação tanto no interior quanto na capital do estado, ele tem conquistado o apoio de lideranças políticas, prefeitos, vereadores e movimentos sociais de diversas regiões do Maranhão. Sua habilidade em dialogar com diferentes correntes partidárias e formar alianças estratégicas tem chamado atenção, inclusive entre adversários históricos.
A experiência administrativa de Hilton Gonçalo é um diferencial importante. Em Santa Rita, sua gestão se destacou pelos investimentos em saúde, educação, infraestrutura e geração de empregos. O município tornou-se referência em desenvolvimento sustentável, apresentando índices positivos que o colocam entre os mais bem avaliados da região.
Além disso, seu nome surge como uma opção viável para representar o Maranhão no Congresso Nacional, com postura sólida e capacidade de articulação. Seu discurso moderado, o foco no municipalismo e o compromisso com o desenvolvimento regional fortalecem ainda mais sua pré-candidatura ao Senado.
Tudo indica que Dr. Hilton Gonçalo entrará na disputa com amplo apoio e grande capilaridade política. A expectativa é que ele represente uma candidatura competitiva, com reais chances de vitória, sobretudo por sua imagem de gestor competente e ficha limpa.
O governador Carlos Brandão iniciou, nesta quarta-feira (14), uma agenda de reuniões com prefeitos da Região Tocantina, em Imperatriz, no sul do Maranhão. A ação integra o gabinete itinerante montado na sede da Agemsul e tem como objetivo ouvir demandas municipais e acelerar obras e projetos estruturantes.
No primeiro dia, participaram prefeitos de Davinópolis, São João do Paraíso, Amarante, Cidelândia, Buritirana e Imperatriz. Nesta quinta-feira (15), a agenda segue com gestores de Porto Franco, Montes Altos, Estreito e Itinga. Brandão destacou que a ação valoriza a Região Tocantina, tratada simbolicamente como “segunda capital” do Maranhão.
Prefeitos elogiaram a iniciativa e a postura acolhedora do governador. Marcos Vinícius, de São João do Paraíso, e Eustáquio Sampaio, de Cidelândia, destacaram a agilidade no atendimento às demandas.
A visita incluiu também vistoria nas obras do Hospital da Região Tocantina, que contará com 150 leitos, e a inauguração da reforma do Posto de Saúde do bairro Camaçari. Brandão reafirmou que 2025 será “o ano das entregas”, consolidando o trabalho iniciado nos anos anteriores.
Em entrevista ao jornal O Imparcial, o ex-governador José Reinaldo Tavares, atual secretário de Projetos Especiais do Maranhão, confirmou o que já era especulado nos bastidores: o rompimento definitivo entre o ministro do STF, Flávio Dino, e o governador Carlos Brandão (PSB). Segundo ele, “não há retorno” na relação entre os dois, selando a implosão da aliança formada em 2015.
O distanciamento ganhou força após Brandão sinalizar que pretende lançar o sobrinho, Orleans Brandão (MDB), como seu sucessor em 2026, excluindo o vice-governador Felipe Camarão (PT), que antes era o nome natural para a sucessão. A movimentação de Orleans, que tem marcado presença em eventos oficiais e recebido apoio de prefeitos aliados, evidencia a estratégia do atual governador.
A declaração de Zé Reinaldo reforça que o apoio do Palácio dos Leões à candidatura de Camarão está comprometido. Com o rompimento entre Brandão e Dino, o cenário para 2026 ganha um novo contorno, afastando a possibilidade de Camarão assumir o governo em abril para concorrer à reeleição
Esquema pode ter desviado mais de R$ 1 milhão do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC)
São Luís (MA) – A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (14), a Operação Malversador, com o objetivo de desmantelar um suposto esquema de candidaturas fictícias utilizado para desviar recursos públicos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). A investigação teve início a partir de uma denúncia sobre fraudes nas eleições municipais de 2024.
Segundo a PF, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados. As apurações indicam o uso de documentos ideologicamente falsos, contratos fictícios e empresas de fachada para movimentar o dinheiro público de forma ilícita.
Um dos casos mais emblemáticos envolve uma candidata a vereadora pelo partido Podemos, apontada como “laranja”. Ela teria recebido R$ 300 mil do fundo eleitoral, mas obteve apenas 18 votos nas urnas, o que representa um custo médio de R$ 16.666,67 por voto. A desproporcionalidade reforça as suspeitas de que a candidatura teria sido criada apenas para simular o cumprimento da cota de gênero e viabilizar o desvio de recursos.
Durante a operação, a PF encontrou notas fiscais superfaturadas e material de campanha supostamente fraudado, como mais de 1 milhão de santinhos, 50 mil bottons e 300 adesivos perfurados vinculados à candidata apontada como fictícia. O material seria parte do esquema para justificar os gastos eleitorais fraudulentos.
De acordo com as investigações, pessoas físicas e jurídicas receberam mais de R$ 1 milhão em repasses irregulares, e há indícios de lavagem de dinheiro por meio de empresas “fantasma”, criadas com o propósito de ocultar o destino dos valores desviados.
A Justiça Eleitoral determinou, além das buscas, a suspensão de qualquer função partidária do principal investigado e autorizou o compartilhamento de provas com Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs), o que pode resultar na cassação de mandatos de vereadores eleitos em São Luís/MA.
Os crimes investigados incluem:
Organização criminosa
Falsidade ideológica eleitoral
Uso de documento falso
Peculato eleitoral
Lavagem de dinheiro
A Polícia Federal segue com as investigações, e novas fases da operação não estão descartadas.
O ex-prefeito de Santa Rita, Dr. Hilton Gonçalo (MOB), é um bom exemplo de que, com seriedade e gestão focada em resultados, é possível transformar a vida das pessoas.
Durante os quatro mandatos que comandou o município, o ex-prefeito fez uma grande revolução, saltando de apenas 6 ruas asfaltadas quando recebeu a prefeitura em seu primeiro mandato, para todas as ruas pavimentadas na sede, e mais 147 km de asfaltos nos povoados.
Tudo feito com recursos próprios e com emendas federais conquistadas graças a sua articulação e seriedade em executar os convênios.
Exemplo de bom gestor, agora Dr. Hilton se prepara para um desafio estadual, e é um dos nomes mais cotados para disputar uma cadeira de senador ano ano que vem.
Em uma reunião recente com deputados, o ex-ministro Ciro Gomes reacendeu especulações sobre seu futuro político ao admitir ter recebido um convite do senador Tasso Jereissati para se filiar ao novo partido que está sendo formado a partir da fusão entre PSDB e Podemos. A possível migração de Ciro marca um novo capítulo em sua trajetória, sinalizando o enfraquecimento de sua ligação histórica com o PDT.
Durante o encontro, Ciro falou abertamente sobre temas centrais para o Brasil, como segurança pública e a atual crise política e econômica. Também não poupou críticas ao governo do petista Elmano de Freitas no Ceará, deixando claro seu descontentamento com a atual gestão estadual. Ao ser questionado sobre 2026, Ciro não descartou a possibilidade de disputar novamente o Governo do Estado.
A eventual filiação ao novo partido, que busca unificar forças do centro-direita com foco em uma alternativa ao bolsonarismo e ao lulismo, pode representar uma tentativa de reposicionamento de Ciro no cenário nacional, especialmente após os resultados das últimas eleições presidenciais, nas quais ele ficou em quarto lugar.
Caso se concretize, a saída de Ciro Gomes do PDT encerraria uma longa relação com o partido fundado por Leonel Brizola, o qual abrigou as principais candidaturas de Ciro nos últimos anos. A fusão entre PSDB e Podemos pode oferecer ao ex-governador do Ceará uma nova estrutura partidária e alianças estratégicas para disputar cargos executivos com mais competitividade.
Nos bastidores, a movimentação é vista como uma tentativa de rearticulação do campo político moderado, buscando nomes de peso para liderar uma possível terceira via nas eleições de 2026.
A pré-candidatura do médico e ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, ao Senado Federal, recebeu um importante reforço político nesta semana. Lideranças expressivas dos municípios de Carutapera e Cândido Mendes declararam apoio ao projeto político de Hilton, consolidando sua presença na região do Alto Turi e fortalecendo sua base de apoio rumo às eleições de 2026.
De Carutapera, manifestaram apoio os vereadores William, Zezinho Fonteles, Nara Aguiar, Cheleleu, Geremias Guerra e Pipirão. Já de Cândido Mendes, juntaram-se ao projeto os vereadores Sababa, Eniedes Costa, o suplente Jaelson e o líder político Weverton Costa.
O apoio foi oficializado durante um encontro com Hilton Gonçalo, onde os parlamentares destacaram a importância de eleger um senador comprometido com o desenvolvimento dos municípios maranhenses. “Hilton tem uma história de trabalho que o credencia a representar o Maranhão no Senado. Sua atuação em Santa Rita é um exemplo de gestão voltada para as pessoas”, afirmou o vereador William, de Carutapera.
Em resposta, Hilton Gonçalo agradeceu o apoio recebido e reafirmou seu compromisso com a região. “Essas manifestações de confiança mostram que estamos no caminho certo. Nosso projeto é coletivo, ouvindo as bases e construindo um Maranhão mais justo e desenvolvido para todos”, declarou o pré-candidato.
A adesão das lideranças políticas de Carutapera e Cândido Mendes representa um avanço significativo na consolidação da pré-candidatura de Hilton Gonçalo, que desponta como uma das principais alternativas no campo municipalista e desenvolvimentista para o Senado em 2026.
A deputada estadual Mical defendeu, nesta terça-feira (6), a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 93/2007, que atualmente aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. A PEC visa conceder aos estados autonomia para criar, incorporar, fundir e desmembrar municípios.
Durante sua fala, a parlamentar afirmou que 41 distritos maranhenses já estariam aptos a se tornarem municípios, segundo critérios estabelecidos. Embora não tenha citado todos os nomes, sabe-se que o distrito do Maiobão, localizado em Paço do Lumiar, está entre os que preenchem os requisitos para uma possível emancipação.
Maiobão se destaca por sua estrutura urbana consolidada, com comércio forte e intensa atividade econômica e social. A região possui características que a colocam em posição favorável para assumir autonomia administrativa. A população local e de bairros adjacentes já manifesta, há anos, o desejo de ver a região se tornar politicamente independente, o que abriria caminho para mais investimentos, gestão local e políticas públicas direcionadas.
Atualmente, o Maranhão conta com 217 municípios. O último a ser criado foi Feira Nova do Maranhão, por meio da Lei nº 6.606, de 17 de novembro de 1996, sendo oficialmente instalado em 1º de janeiro de 1997.
Com a possível aprovação da PEC 93/2007, distritos como o Maiobão poderão, enfim, ver o antigo sonho da emancipação política se tornar realidade.
Em entrevista ao podcast MyNews, exibido nesta segunda-feira (5), o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), revelou que há uma “expectativa muito grande, real e concreta” de que o governador Carlos Brandão (PSB) deixe o cargo para disputar uma vaga no Senado Federal nas eleições de 2026.
Caso essa movimentação se concretize, Felipe Camarão assumiria o comando do Palácio dos Leões e se colocaria como candidato à reeleição, formando uma chapa majoritária com o próprio Brandão.
“Há uma expectativa muito grande, real e concreta, de o governador Carlos Brandão disputar o Senado, eu poder assumir o Governo do Estado e concorrer à reeleição”, destacou o petista durante a entrevista.
Camarão tem ganhado espaço na política estadual e se consolidado como uma das principais figuras do Partido dos Trabalhadores no Maranhão. A possível candidatura à reeleição representaria uma continuidade do atual grupo político que governa o estado, mantendo a aliança entre PT e PSB.
Nos bastidores, a declaração reforça as articulações para as eleições de 2026, sinalizando que o cenário político local já está em intensa movimentação.
Durante a inauguração de uma estrada no povoado Centro do Cirilo, zona rural de Bacabal, neste domingo (4), o governador Carlos Brandão (PSB) fez declarações que repercutem no cenário político estadual ao afirmar que não apoiará um nome que persiga seus aliados ou que não esteja preparado para dar continuidade ao seu governo.
“Não vou entregar para quem não pode fazer um bom governo. Tem que ser alguém afinado com os nossos amigos. Não adianta entregar o governo para quem vai perseguir nossos aliados, para quem não sabe tocar o governo. Eu preciso entregar o governo para quem realmente saiba tocar e tirar do papel”, afirmou Brandão, ao lado do prefeito de Bacabal e presidente da Famem, Roberto Costa, e da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale.
Embora tenha reiterado que só pretende tratar oficialmente da sua sucessão em 2026, Brandão deixou claro que o nome escolhido para sua indicação terá que representar a continuidade das ações desenvolvidas ao longo de sua gestão. “O que o povo tá querendo saber agora é de obra. O povo não tá querendo saber de eleição agora. Eleição é em 26”, ressaltou.
Ainda segundo o governador, ele pretende dialogar com prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas antes de tomar uma decisão sobre quem apoiará na disputa pelo Palácio dos Leões. “A gente precisa eleger alguém que dê continuidade ao nosso trabalho. O Maranhão não pode retroceder, tem que continuar avançando. Tem algumas coisas que não vai dar tempo de eu inaugurar. É muito importante a gente entregar para a pessoa certa, a pessoa que realmente possa conduzir e dar continuidade. Estou muito tranquilo, em 2026 a gente reúne, senta e vê qual destino melhor para o nosso estado”, concluiu.
As declarações aumentam as especulações sobre os nomes que podem contar com o apoio do atual chefe do Executivo maranhense na disputa estadual, especialmente em meio à movimentação de diversos grupos políticos visando a sucessão de 2026
Dr. Hilton Gonçalo, Pré Candidato ao Senado federal.
O ex-prefeito de Santa Rita, Dr. Hilton Gonçalo, desponta como um dos principais nomes na disputa pelo Senado Federal em 2026. É o que aponta levantamento realizado pelo Instituto Conceito, no dia 27 de abril de 2025. A pesquisa revela a liderança absoluta de Hilton nas cidades de Bacabeira e Santa Rita, onde já exerceu mandatos como gestor e mantém forte influência política.
Em Bacabeira, se as eleições fossem hoje, Hilton Gonçalo teria 81,3% das intenções de voto. Seu desempenho é consistente entre todos os segmentos: entre os homens, 78,9% declaram voto no ex-prefeito, enquanto entre as mulheres o índice sobe para 83,5%. O governador Carlos Brandão aparece em segundo lugar, com 42,7% — 45,6% entre as mulheres e 39,4% entre os homens. Em seguida vêm o senador Weverton Rocha (28,7%), Eliziane Gama (18,7%) e André Fufuca (4,7%). Votos nulos ou brancos somam 9,3%, e 14,7% não souberam ou preferiram não responder.
Em Santa Rita, cidade onde Hilton construiu sua carreira política, sua liderança é ainda mais expressiva: 83,3% das intenções de voto. Entre as mulheres, o índice chega a 87,2%, e entre os homens, 79,2%. Carlos Brandão aparece novamente em segundo, com 54,7% — 61,5% entre o público feminino e 47,2% entre o masculino. Weverton Rocha tem 23,3%, Eliziane Gama 10,7% e André Fufuca 3,3%. Votos brancos e nulos também somam 9,3%, enquanto 15,3% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
Embora já tenha exercido quatro mandatos como prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo nunca foi testado em uma eleição estadual. Médico e gestor com perfil técnico, ele se destaca pelos resultados positivos alcançados em sua cidade. Sua baixa rejeição e o relativo desconhecimento fora de Santa Rita podem se transformar em trunfos, caso sua campanha aposte em uma estratégia bem planejada, com foco em gestão eficiente e inovação política.
Com base consolidada e desempenho expressivo nas pesquisas, Hilton Gonçalo se posiciona como um dos candidatos mais competitivos ao Senado em 2026, representando uma nova força na política maranhense.
O nome que tem se destacado nas conversas sobre a sucessão ao Governo do Estado do Maranhão é Orleans Brandão, atual secretário de Estado das Cidades. Com uma agenda intensiva que o leva a diversos municípios maranhenses, Orleans vem consolidando sua imagem como o nome mais certo para a sucessão ao Palácio dos Leões, até o momento.
Embora não seja ainda uma figura amplamente conhecida, Orleans tem o apoio irrestrito de seu tio, o governador Carlos Brandão, o que fortalece sua posição no cenário político estadual. Seu estilo cativante e manso tem sido um diferencial, quebrando as barreiras da intriga e do ciúme que sempre marcam a política, e conquistando a simpatia de prefeitos e aliados.
A Secretaria das Cidades, comandada por Orleans, possui uma importância estratégica na administração pública estadual, pois é a responsável por conduzir as principais demandas dos prefeitos maranhenses. Essa posição chave coloca Orleans como o interlocutor principal entre o governo e os municípios, o que lhe confere uma visibilidade única no cenário político. Mais do que um simples cargo, ele tem exercido a função de um verdadeiro “garoto-propaganda” do governo estadual.
Apesar dos desafios, a posição de Orleans dentro da administração estadual é diferenciada, tornando-o um dos nomes mais bem posicionados na corrida sucessória. Sua capacidade de dialogar e conquistar os diversos setores da política local coloca-o como uma opção viável para dar continuidade ao projeto de governo iniciado por Carlos Brandão.
Em um cenário político onde a intriga, o ciúmes e a insatisfação são comuns, Orleans tem conseguido se destacar pela sua postura conciliadora e sua habilidade em navegar com destreza pelas águas turvas da política maranhense. Por isso, cada vez mais se coloca como o candidato natural do Palácio dos Leões, para dar continuidade ao legado de seu tio e liderar o Maranhão em uma nova etapa.
Enquanto a sucessão se desenrola, Orleans Brandão vai se firmando como o nome mais forte, e até o momento, parece ser o nome a ser batido na disputa pelo governo do Maranhão.
O jornalista e ex-candidato a prefeito de São José de Ribamar, Guilherme Mulato, celebrou seus 45 anos de vida de uma forma marcante e popular: promovendo a maior Festa do Trabalhador da história do município. O evento aconteceu no dia 1º de maio, no bairro Nova Terra, e reuniu milhares de pessoas em uma grande celebração gratuita, com música, alegria e valorização dos trabalhadores informais.
Durante todo o dia e parte da noite, mais de 10 atrações se revezaram no palco montado em espaço aberto, garantindo entretenimento para todos os gostos e geração de renda para dezenas de ambulantes. Entre os principais nomes que agitaram a festa estavam o fenômeno nacional Lucas Seabra, Marcos da Maioba, Juninho Xodó da Maioba, parte do batalhão, e a Banda Sem Limite.
A diversidade musical foi um dos destaques do evento. Houve espaço para o trap, rap e funk com os rappers Jotapê Original e André AC, além de muito piseiro e forró com artistas como Príncipe da Farra, Edileide do Arrocha, Fábio Negão, Darly, Bartô, Baga do Piseiro e Los Badaleiros.
A festa também foi um sucesso em termos de organização e segurança, proporcionando um ambiente familiar e acolhedor para moradores e visitantes.
“Guilherme Mulato é um cara diferente porque veio de baixo. Conheço ele, sua mãe dona Goreth, e sei o quanto eles se preocupam com o próximo. Quando ele convocou os vendedores informais para estarem presentes, eu comentei: esse é o cara que Ribamar precisa. Trouxe minha caixa de isopor, vendi tudo e ainda me diverti até o final”, relatou dona Joana, vendedora ambulante.
Nas redes sociais, Mulato compartilhou a emoção de comemorar o aniversário nas ruas, ao lado do povo. “Escolhi comemorar meu aniversário com quem eu amo, por isso escolhi a rua, para que todos soubessem o carinho que eu tenho pelo povo. Nova Terra, vocês escreveram mais uma importante página da minha vida. Esse foi o melhor aniversário que já tive”, escreveu.
Ao lado da esposa, a advogada Cássia Maior, Mulato dançou, bateu matraca, conversou com a população e mostrou o quanto estava feliz com a receptividade e o carinho do povo ribamarense.
O evento reforça o compromisso de Guilherme Mulato com a cidade e seu povo, mantendo acesa a chama da participação popular e da valorização das tradições culturais locais.
O médico, ex-prefeito e pré-candidato ao Senado, Dr. Hilton Gonçalo, participou ativamente das comemorações do Dia do Trabalhador nos municípios de Santa Rita e Bacabeira, reafirmando seu compromisso com as causas sociais e com a valorização da classe trabalhadora do Maranhão.
Em Santa Rita, ao lado do prefeito Milton Gonçalo e do deputado estadual Ariston, Dr. Hilton participou da tradicional Festa do Trabalhador, que reuniu uma multidão em um dia de homenagens, sorteios e confraternização. Um dos momentos mais marcantes foi a entrega de uma motocicleta sorteada entre os trabalhadores, em um gesto de reconhecimento pelo esforço de quem move a economia local.
“Essa é uma forma de reconhecer o esforço diário do trabalhador santa-ritense, que constrói com dignidade e esperança o futuro da nossa cidade”, afirmou Dr. Hilton Gonçalo, destacando a importância da valorização do povo que faz o Maranhão crescer.
Em Bacabeira, Hilton Gonçalo esteve presente ao lado da prefeita Naila Gonçalo, da ex-prefeita Fernanda Gonçalo e do deputado Ariston, prestigiando uma grande celebração em homenagem aos trabalhadores do município. O evento contou com apresentações culturais, sorteios e momentos de confraternização entre lideranças e comunidade.
A presença de Hilton Gonçalo nas festividades demonstra sua conexão com as bases populares e reforça sua pré-candidatura ao Senado com uma plataforma voltada para a defesa do trabalhador, a geração de empregos e o desenvolvimento regional.