Lideranças da Região do Munim declaram apoio a Orleans Brandão e defendem continuidade do modelo municipalista

Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e diversas lideranças políticas da Região do Munim manifestaram apoio ao pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, durante encontro realizado nesta quinta-feira (14), no município de Axixá.

Participaram do encontro a prefeita Roberta Barreto, de Axixá, o prefeito Wallace Azevedo, de Icatu, e o prefeito Pedro Paulo, de Presidente Juscelino, além de vice-prefeitos, vereadores e outras lideranças da região. Durante o evento, eles agradeceram pelos investimentos realizados pelo atual governo estadual e defenderam a continuidade do modelo de gestão voltado ao fortalecimento do municipalismo.

Ao discursar, Orleans Brandão afirmou que aceitou o desafio da pré-candidatura ao Governo do Maranhão motivado pelo desejo de ampliar as ações realizadas nos municípios maranhenses.

“Ando de cabeça erguida na Região do Munim e por todo o Maranhão porque sei que fizemos muito nos últimos anos, entendendo as necessidades da população e levando soluções aos 217 municípios. Mas sei que podemos fazer muito mais para seguir avançando. Foi por isso que aceitei o maior desafio da minha vida, que é ser pré-candidato a governador do Maranhão. E todo esse apoio e carinho que tenho recebido por todo o estado vou retribuir me dedicando a buscar melhorias para todos os maranhenses”, afirmou Orleans.

Durante o encontro, a prefeita Roberta Barreto destacou obras já entregues pelo Governo do Estado em Axixá, como a Estação Tech, o Viva Procon e o mercado municipal revitalizado, além da futura inauguração do Restaurante Popular na cidade.

“Lideranças de Axixá, Icatu, Presidente Juscelino, Morros, Cachoeira Grande e Rosário, todos somos Orleans Brandão, porque ele nos escuta, avalia as necessidades e busca soluções. Ele tem muito trabalho para apresentar e temos certeza de que fará um grande governo”, declarou a prefeita.

O prefeito Wallace Azevedo ressaltou que a Região do Munim saberá reconhecer os avanços conquistados por meio das ações articuladas por Orleans Brandão quando esteve à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas.

Já o prefeito Pedro Paulo afirmou que a população de Presidente Juscelino reconhece os investimentos realizados pelo atual governo, principalmente na infraestrutura da zona rural.

“O povo dizia que a nossa zona rural nunca receberia asfalto, e o asfalto chegou neste governo. Por isso, vamos mostrar que o Maranhão merece seguir no rumo certo”, enfatizou.

Em evento federal em São Luís, Felipe Camarão evita citar Brandão e reforça distanciamento político

Um evento do Governo Federal realizado nesta quinta-feira (14), em São Luís, expôs mais uma vez o distanciamento político entre o governador Carlos Brandão e o vice-governador Felipe Camarão. Embora tenham sido eleitos juntos para o Palácio dos Leões, os dois atualmente ocupam campos distintos na disputa pela sucessão estadual de 2026.

A agenda reuniu autoridades políticas e parlamentares para entregas e assinatura de atos do Governo Federal. Estiveram presentes os deputados federais Márcio Jerry, Rubens Pereira Júnior, Cleber Verde e Ribeiro Neto.

Apesar de dividirem o mesmo palanque, o clima político evidenciou o desgaste na relação entre Brandão e Camarão. Durante seu discurso, o vice-governador não mencionou o nome do chefe do Executivo estadual, limitando-se a cumprimentar prefeitos, vice-prefeitos, parlamentares e demais autoridades presentes.

A postura chamou atenção nos bastidores políticos por contrariar uma orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo aliados do Palácio do Planalto, Lula teria pedido pessoalmente para que Felipe Camarão buscasse reduzir atritos políticos e acumulasse “o menor número de inimigos possíveis” ao longo de sua pré-candidatura ao Governo do Maranhão.

Nos bastidores, a relação entre Brandão e Camarão tem sido marcada por sinais de afastamento político desde o início das articulações para a sucessão estadual. O vice-governador é apontado como nome ligado ao campo do PT e do grupo do ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, enquanto Brandão busca fortalecer um grupo político próprio visando influência direta no processo eleitoral de 2026.

Dr. Hilton Gonçalo recebe apoio de lideranças políticas em Alto Alegre do Maranhão e expande eleitorado no Leste do estado

O médico e pré-candidato ao Senado Hilton Gonçalo esteve em Alto Alegre do Maranhão cumprindo agenda política ao lado de importantes lideranças da região, fortalecendo alianças e ampliando sua presença no Leste do Maranhão.

Participaram do encontro a presidente da Câmara Juliana Vieira, a vice-prefeita Têca Jansen, a vereadora Miriam Carneiro, o vereador Douglas, a vereadora Eliane da Têca e o vereador Gordo do Zé de Paulo. Durante a reunião, foram debatidos projetos e ações voltadas ao desenvolvimento do município e da região.

Segundo Hilton Gonçalo, o diálogo com as lideranças fortalece a construção de um projeto político voltado ao crescimento do Maranhão e à melhoria da qualidade de vida da população.

“Seguimos unidos, somando forças e construindo um projeto cada vez mais forte para toda a região”, destacou.
A agenda em Alto Alegre do Maranhão reforça a articulação política de Hilton Gonçalo no interior do estado e amplia seu diálogo com lideranças do Leste Maranhense visando as eleições de 2026.