Vitória de Iracema no STF repercute na Assembleia Legislativa do Maranhão

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), proferida na segunda-feira (24), confirmando a reeleição da deputada Iracema Vale (PSB) para a Presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão, gerou ampla repercussão entre os parlamentares. O julgamento, concluído de forma unânime no plenário virtual, colocou fim ao impasse jurídico que persistia desde 2024 e assegurou a continuidade da atual Mesa Diretora para o biênio 2025–2026.

Durante a sessão plenária desta terça-feira (25), diversos deputados se manifestaram sobre o resultado, destacando a importância da decisão para a estabilidade institucional da Casa.

Deputados comemoram decisão unânime do STF

O deputado Júnior Cascaria (Podemos) foi o primeiro a tratar do tema no plenário. Ele destacou que a decisão favorável representa uma vitória expressiva para Iracema Vale, reconhecida por todos os ministros da Corte.

“Todos os ministros votaram a favor para garantir de forma verdadeira a vitória da deputada Iracema, já que fomos nós que votamos e lhe reconduzimos para a Presidência desta Casa por mais um biênio, no dia 13 de novembro de 2024. Meus parabéns, que o nosso Cristo continue nos abençoando!”, declarou Cascaria.

Reconhecimento pelo trabalho na presidência

A deputada Dra. Helena Duailibe (PP) também parabenizou Iracema Vale, afirmando que a decisão confere tranquilidade para a continuidade dos trabalhos no Legislativo.

“Ela sempre está aqui a reafirmar seus compromissos, e tenho certeza de que vai continuar a missão de conduzir tão bem esta Casa e agora com toda tranquilidade, por esta vitória gigantesca”, afirmou a parlamentar.

“Vitória jurídica, moral e espiritual”, afirma Ana do Gás

A deputada Ana do Gás (PCdoB) ressaltou que o STF não apenas assegurou a legalidade da recondução, mas também reconheceu a trajetória de resistência da presidente da Alema diante do período de questionamentos.

“O que aconteceu na sua vida, minha presidente, não é apenas uma vitória jurídica, mas um marco espiritual, moral, emocional, pois poucas pessoas têm a coragem de ir até o fim e menos ainda conseguem permanecer firmes diante de tanta perseguição, diante de tanta pressão, mas a senhora permaneceu e venceu”, destacou Ana do Gás.

Fim do impasse e estabilidade institucional

Com a confirmação final do Supremo Tribunal Federal, Iracema Vale consolida sua posição à frente da Assembleia Legislativa. A decisão encerra definitivamente qualquer questionamento sobre sua reeleição e reforça a legitimidade do processo conduzido pelos parlamentares em novembro de 2024.

Veja o vídeo: Othelino Neto sai em defesa de Hilton Gonçalo após ataques de Aluísio Mendes

O deputado estadual Othelino Neto saiu em defesa do médico e pré-candidato ao Senado Hilton Gonçalo, nesta quarta-feira, 12 de novembro, após o deputado federal Aluísio Mendes fazer ataques públicos envolvendo uma questão de âmbito municipal em Santa Rita. O conflito teve início após a retirada de uma placa colocada irregularmente às margens da BR-135 por Luiza Calvet, ex-candidata derrotada nas eleições de 2024, e o secretário municipal de Infraestrutura, Ivo André.

Aluísio Mendes acusou, de forma injusta, Hilton Gonçalo de ter sido o responsável pela retirada da placa. Na tribuna da Assembleia Legislativa, Othelino criticou a postura do deputado federal e esclareceu que a ação foi apenas o cumprimento de uma lei municipal, executada pela Prefeitura de Santa Rita para garantir a segurança e evitar acidentes.

“Em vez de arrumar confusão, Aluísio Mendes deveria era ter votado contra a PEC da Blindagem”, declarou Othelino, em referência à proposta de emenda constitucional apelidada de “PEC da Bandigagem”, que, segundo ele, envergonhou o país e o Maranhão por prejudicar a luta contra a corrupção.

Othelino ainda afirmou que causa espanto ver um parlamentar usar o mandato para atacar prefeitos e politizar situações locais, quando deveria se preocupar com votações que afetam de verdade o povo do Maranhão.

O deputado reforçou que a gestão municipal de Santa Rita agiu corretamente, cumprindo a legislação, e classificou as acusações de Aluísio Mendes como covardes e infundadas.

Com ampla vantagem, Hilton Gonçalo lidera corrida ao Senado em cidades maranhenses

Dr. Hilton Gonçalo, Pré Candidato ao Senado federal.

O ex-prefeito de Santa Rita, Dr. Hilton Gonçalo, desponta como um dos principais nomes na disputa pelo Senado Federal em 2026. É o que aponta levantamento realizado pelo Instituto Conceito, no dia 27 de abril de 2025. A pesquisa revela a liderança absoluta de Hilton nas cidades de Bacabeira e Santa Rita, onde já exerceu mandatos como gestor e mantém forte influência política.

Em Bacabeira, se as eleições fossem hoje, Hilton Gonçalo teria 81,3% das intenções de voto. Seu desempenho é consistente entre todos os segmentos: entre os homens, 78,9% declaram voto no ex-prefeito, enquanto entre as mulheres o índice sobe para 83,5%. O governador Carlos Brandão aparece em segundo lugar, com 42,7% — 45,6% entre as mulheres e 39,4% entre os homens. Em seguida vêm o senador Weverton Rocha (28,7%), Eliziane Gama (18,7%) e André Fufuca (4,7%). Votos nulos ou brancos somam 9,3%, e 14,7% não souberam ou preferiram não responder.

Em Santa Rita, cidade onde Hilton construiu sua carreira política, sua liderança é ainda mais expressiva: 83,3% das intenções de voto. Entre as mulheres, o índice chega a 87,2%, e entre os homens, 79,2%. Carlos Brandão aparece novamente em segundo, com 54,7% — 61,5% entre o público feminino e 47,2% entre o masculino. Weverton Rocha tem 23,3%, Eliziane Gama 10,7% e André Fufuca 3,3%. Votos brancos e nulos também somam 9,3%, enquanto 15,3% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Embora já tenha exercido quatro mandatos como prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo nunca foi testado em uma eleição estadual. Médico e gestor com perfil técnico, ele se destaca pelos resultados positivos alcançados em sua cidade. Sua baixa rejeição e o relativo desconhecimento fora de Santa Rita podem se transformar em trunfos, caso sua campanha aposte em uma estratégia bem planejada, com foco em gestão eficiente e inovação política.

Com base consolidada e desempenho expressivo nas pesquisas, Hilton Gonçalo se posiciona como um dos candidatos mais competitivos ao Senado em 2026, representando uma nova força na política maranhense.